Ontem (como de costume), antes de dormir, lendo pela terceira vez o livro “De onde eu vim?” para a Mirela:
– “… sua mãe e seu pai podem fazer um bebê porque eles tem corpos diferentes. O corpo de sua mãe contém ÓVULOS e o de seu pai contém sementes minúsculas que se chamam…” – deixei ela responder 🙂
– Girinos!

Claro que não resisti, e me rachei de tanto rir por dentro… mas expliquei que são parecidos (visualmente) e que os bichinhos do papai se chamam ESPERMATOZÓIDES, como estava escrito no livro.

imagens

Segunda-feira ela foi para um passeio com a turminha do colégio, aula de campo num parque aqui de Fortaleza e tiveram contato com a natureza, conheceram saguis, como também girinos, que crescem e se transformam em sapos verdes e marrons, grandes e pequenos (disse ela).

É nessas horas que vemos como a educação e o estímulo a leitura diferenciam na criação e formação de uma criança. A nossa casa deve ser uma extensão da escola e o assunto sexualidade já chegou em nosso lar, um livro que ela mesmo escolheu, na biblioteca do colégio 🙂

As dúvidas e questionamentos são frequentes, já fazem parte da nossa rotina há algum tempo… “de onde eu vim?”, “como eu nasci?”, “por que o corpo do papai é assim?”, “o que é namoro?”,  “por que a mamãe tem peitos?”, etc…

Cabe a nós pais (e isso não se resume só a mãe) explicar e ensinar para que a “dúvida” não saia de casa e passe a barreira da escola.

 

indicacaoIndicação:
Livro sobre sexualidade “De onde eu vim”, de Claire Llewellyn e Mike Gordon, editora Scipione. Leitura muito bacana e leve, com ilustrações bem divertidas. Um ótimo livro para iniciar seu filho no assunto sexualidade.

Posts relacionados

Comente aqui!

Loading Facebook Comments ...

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*